domingo, 30 de janeiro de 2011

Raízes e perspectivas do Brasil



Raízes e perspectivas do Brasil / Celso Furtado, Hélio Jaguaribe, Sérgio Mascarenhas, Miguel Reale e José Reis. - Campinas/SP: PAPIRUS - Editora da UNICAMP, 1985. 100 páginas.

[... A Universidade, no ato espontâneo de resolver seus próprios ´problemas, não deve perder de vista a oportunidade de considerar conjuntamente os problemas globais da sociedade em que está inserida...]

O livro Raízes e perspectivas do Brasil, é cria do I Fórum Unicamp, intitulado Raízes e Perspectivas do Brasil, numa tentativa de retomada do debate aberto a meio século com o historiador Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil, só que agora sob a luz da realidade objetiva dos nossos dias.

Cinco textos memoráveis: Desenvolvimento e cultura, por Celso Furtado; Raízes do Brasil e a transição para a sociedade de massas, por Hélio Jaguaribe; Raízes filosófico-jurídicas da sociedade brasileira, por Miguel Reale; Raizes da ciência no Brasil, por José Reis e, Perspectivas da ciência no Brasil, por Sérgio Mascarenhas, organizador da Obra.

Luiz Humberto Carrião

Nenhum comentário:

Postar um comentário