sexta-feira, 25 de março de 2011

MITO, SONHO E LOUCURA



Jornalista conhecido nacionalmente como o maior biógrafo do ex-presidente Jânio da Silva Quadros, tendo publicado 10 livros sobre a vida daquele que para o escritor “representou a maior bofetada que as elites brasileiras já receberam.”

Mestre em Ciências da Comunicação pela Fundação Cásper Líbero e Doutorado em Comunicação e Artes pela Universidade Mackenzie, pesquisador e especialista em Psicanálise, Nelson Valente em Mito, Sonho e Loucura surpreende.

Escrita em linguagem simples e de fácil compreensão retrata de maneira até didática a História e as Teorias da Psicanálise.

Tomou como referência Sigmund Freud, e não poderia ser diferente, mas de maneira consciente e com um conhecimento de causa que dá credibilidade.

Narra a História da Psicanálise desde os tempos remotos, onde acreditavam ser as doenças mentais causadas por espíritos malignos, ou por pecados de outrem, valendo-se como exemplo as práticas de sangria e trepanação e o caso ocorrido com Jesus em Betsaida, onde após curar um cego recebeu dos fariseus e escribas a seguinte pergunte: “que pecou, ele ou seus país?”, até a proposta atual da adoção de uma Psicoterapia preventiva, isto é, a higiene mental.

Nem tudo Freud explica.

Luiz Humberto Carrião

Nenhum comentário:

Postar um comentário