domingo, 27 de novembro de 2011

O COFRE DO DR. RUI

O cofre do dr. Rui – como a Var-Palmares de Dilma Rousseff realizou o maior assalto da luta armada -, Tom Cardoso, Civilização Brasileira, 2011.

Na apresentação o livro já chama a atenção. Primeiro por trazer uma fotografia da presidente Dilma Rousseff quando de sua identificação pela polícia política brasileira tendo como pano de fundo sua ficha prontuário e, segundo pelo título O cofre do dr. Rui – como a Var-Palmares de Dilma rouseff realizou o maior assalto da luta armada brasileira.

Contendo 178 páginas, uma narrativa leve reproduz a história da delação por um jovem que em nome do idealismo de esquerda em combate a ditadura, delatou aos guerrilheiros brasileiros a existência de um cofre na residência de sua família, pertencente a uma tia que havia sido amante do governador de São Paulo, Ademar de Barros, que, para facilitar o contato entre ambos passou a chamá-la de doutor Rui.

A operação foi um sucesso! Na tarde de 18 de julho de 1969 expropriaram de um casarão em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, o cofre com a quantia de 2 milhões 598 mil dólares que se perderam por falta de estrutura emocional dos guerrilheiros.

O papel desempenhado pela presidente neste episódio foi o de se passar por turista estrangeira numa casa de câmbio para trocar dólares do cofre do Ademar de Barros por cruzeiros novos.

Uma narrativa interessante da História recente do Brasil que mostra a fragilidade com que a esquerda brasileira inspirada em Fidel e Guevara tentou repetir a revolução Cubana. Traz a ação de personagens importantes como Lamarca, Mariguela, a própria presidente Dilma, dentre outros.

Vale a pena sua leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário